Relação Médico Paciente

02/02/2020 10:22

O tema de hoje é a relação médico paciente, primeiro vamos definir o que é relação médico paciente: É a relação de confiança mútua entre médico e o paciente, ou seja, o médico confia no paciente e o paciente confia no médico.
Muitos de nós já escutamos algumas pessoas que deixaram de consultar com algum médico pelo fato de não gostarem da maneira que ele atendeu, ou não confiaram no tratamento, ou algum medicamento causou efeito colateral, (geralmente as pessoas me dizem: o remédio quase me matou doutor) ou porque o médico não espondeu a mensagem via whatsapp no momento em que a pessoa precisou, então esse fato do paciente deixar de frequentar e confiar naquele médico é uma quebra da relação médico paciente e é uma coisa que acontece quase diariamente. O que a maioria das pessoas não sabem é que a quebra da relação médico paciente também pode acontecer pela falta de confiança do médico no paciente, e isso acontece em diversas situações, dentre elas:1- quando o paciente não cumprir a receita nós damos a receita paciente não cumpri o que está escrito na receita. 2-  quando o paciente não realiza os exames, e essa talvez seja uma das piores formas da quebra de confiança, pois quando outro colega descobrir alguma doença, principalmente se for grave, naquele paciente, por um exame que o paciente não realizou quando estava sendo tratado pela gente, a história nunca será contada assim. 3- quando o paciente decide ouvir o balconista da farmácia, vizinha, o parente que teve uma dor igual e se curou com outra medicação  (Lembre-se: nem toda dor é a mesma doença). Um exemplo clássico é a Amoxicilina, que em pediatria tem uma dose que varia de 40mg/kg até 90mg/kg dependendo da doença, isso significa que não há uma dose fixa para seu filho de 6 anos e 20 kg, e inclusive ela pode ser, e provavelmente será, diferente de outra criança com 6 anos, 20 kgs e outra doença infecciosa.

Quando o Médico decide não atender mais aquele paciente, deve informar ao mesmo, passar os detalhes do caso e indicar outro profissional, e nesta caso não estará cometendo nenhum crime (salvo que a vida do paciente esteja em risco iminente).


Obrigado e até mais. Lembrando que o texto é para o público não Médico.


Taiguara Durks


Contato

Consultório Dr. Taiguara F. Durks

Rua Boaventura Augusto Machado (SC 390), 1268
Bom Jardim Da Serra- SC

49991667202
4932320218