Meu filho está com febre.. E agora?!

03/12/2016 09:55

Por:   Dra. Luisa Francisco

Apesar de deixar os pais de cabelo em pé (mesmo os carecas), acalme-se: ela é nossa aliada!

Febre não é emergência e nem vilã, é apenas uma resposta saudável e esperada do sistema imunológico diante de um agente invasor do corpo do seu filho . 
Quando o nosso corpo aumenta a temperatura liberamos diversas substâncias que ajudam na defesa do processo inflamatório. 
Quando medicamos sem necessidade, acabamos interferindo nesse processo de cura.

Então, quando medicar?
Não devemos fixas em valores, observe seu filho. Ele está choroso, irritado, incomodado?... talvez seja necessário medicá-lo, pois a resposta a infecção o deixou extremamente incomodado.
Seu filho está correndo, pulando e a temperatura dele está um pouco elevada? Aguarde. Deixe que o processo de auto-cura da criança se estabeleça.
O maior medo dos pais em relação à febre talvez sejam as crises convulsivas febris, no entanto, elas ocorrem em menos de 3% dos casos, praticamente nenhuma deixa sequelas e geralmente ocorrem até os 6 anos de idade.

E quando procurar atendimento? 
Nas primeiras 24h do início do quadro, na maioria das vezes, o exame físico é normal e exames laboratoriais não mostram alterações.. Por isso o ideal é esperar de 24-48 H para passar por consulta médica. 
Mas, se o seu filho for recém-nascido, se está muito abatido mesmo fora do pico febril, se a febre é muito elevada e constante (>39 de 3/3h por exemplo) ou apresenta outras queixas importantes (cefaleia, vômitos, dor para urinar ou irritabilidade...), procure atendimento médico imediatamente.

A febre é nossa amiga!

 

 

Fonte: https://www.facebook.com/draluisafco/#


Contato

Consultório Dr. Taiguara F. Durks

Rua Boaventura Augusto Machado (SC 390), 1268
Bom Jardim Da Serra- SC

49991667202
4932320218