O que é o Médico de Família?

09/01/2015 11:21

 

Muitas vezes, somos confundidos com clínicos gerais ou internistas, mas não somos.
O Clinico geral é aquele médico que se formou e não fez nenhuma especialização e deve ser chamado de Médico Generalista.
O Internista, é o verdadeiro Clínico, fez 3 anos de especialização onde passou a maior parte cuidando de enfermos internados....consulta adultos de ambos sexos, realiza e se responsabiliza por internações....a grande maioria trabalha em Hospitais.
O Médico de família é um especialista, realiza 3 anos de especialização. voltada para atenção da Família e da Comunidade.
Conhece sua comunidade como ninguém, sabe das doenças mais comuns e dos problemas, incluindo saneamento básico, educação e etc.
Geralmente trabalha no serviço Público, mas ultimamente vemos muitos Médicos de Família no particular.
É aquele que realiza visitas domiciliares.
O Médico de Família é a porta de entrada a Saúde, conhece o enfermo e sua família, atende crianças, grávidas, adultos e idosos. Deveria resolver mais de 80% dos problemas no ambulatório. Não realiza internações (apesar de no interior ser muito comum isso). Geralmente deriva ao hospital e o doente fica a cargo do Internista (nada impede que o Médico de Família visite e opine no tratamento do paciente internado).
O médico de Família quando deriva um paciente a algum especialista, não é para se livrar daquele paciente, e sim para receber uma segunda opinião de um especialista em determinado assunto, sobre o que fazer com determinada doença, tanto é assim que geralmente os especialistas marcam suas consultas de 6 em 6 meses, neste periodo o Paciente pode e deve fazer controles sobre a sua situação com seu médico de familia, que estara apto para inclusive apressar a reconsulta com o especialista.
O Médico de família trabalha em equipe e deve ser respeitado, mas precisa se fazer respeitar, mantendo- se atualizado e estudando todos os dias da sua vida.
O Médico de Família é especialista em você.

 

Dr. Taiguara Durks pós graduado em Medicina Familiar


Contato

Consultório Dr. Taiguara F. Durks

Rua Boaventura Augusto Machado (SC 390), 1268
Bom Jardim Da Serra- SC

49991667202
4932320218