TEMPO AO TEMPO

16/02/2020 09:45


Texto de Alex Hamam:

Tenho notado que o "timing" dos pacientes mudou, com relação à expectativa de recuperação de um tratamento clínico ou cirúrgico.
Nós tratamos uma otite média aguda e, dois dias depois, o paciente te liga pra dizer o que o ouvido continua tampado, quando é normal ficar até uns 30 dias assim.
Tratamos uma Sinusite aguda e, dois dias depois, ele te liga dizendo que ainda tem catarro no nariz. Claro que é assim. Até drenar tudo pode demorar meses.
Opero uma amígdala de adolescente/adulto e, dois dias depois, ele te liga falando que ainda está doendo. Óbvio! A recuperação demora uns 15 dias ou mais. Existem analgésicos pra isso.
Por mais que se explique que as coisas tem o seu tempo certo de recuperação, as pessoas querem "milagres" de recuperação em horas ou poucos dias.
Não era assim!
As pessoas estão mal acostumadas com a internet, aplicativos, Google, WhatsApp, etc, mas a velocidade de tratamento ou resposta aos medicamentos não mudou, simplesmente porque não depende da internet ou de processadores mais rápidos.
As pessoas querem tudo "aqui e agora". Dois dias é o limite da tolerância. Esquecem que existe o tempo certo das reações químicas e biológicas e que a Medicina jamais será uma ciência exata. O relógio biológico foi esquecido. Isto só gera mais ansiedade e frustração.

Precisamos nos adequar ao tempo e não fazê-lo se adequar à nossa vontade.

 


Contato

Consultório Dr. Taiguara F. Durks

Rua Boaventura Augusto Machado (SC 390), 1268
Bom Jardim Da Serra- SC

49991667202
4932320218